Histórico

O Planalto Paulista é um bairro bastante arborizado. Suas ruas são dotadas de uma imensa diversidade de árvores frondosas, que embelezam a região, atraem pássaros e fornecem sombra que ajuda a atenuar as altas temperaturas dos dias quentes. Isso faz do bairro uma área extremamente agradável para caminhar e deliciosa de se morar.

Essa arborização, que hoje se caracteriza como um verdadeiro patrimônio do bairro e da Cidade, contudo, não surgiu espontaneamente. Surgiu da atitude de alguém, se não de muitos, que no passado, há décadas atrás, teve a iniciativa de plantar mudas ao longo das vias.

Esse patrimônio, contudo, está se esvaindo. Ao longo dos anos, diversos agentes vêm contribuindo para a sua destruição: o envelhecimento das árvores, as pragas, a colisão de veículos, os raios, as novas construções, e, em certas vias, o comércio irregular. Tudo isso sem contar as podas mal feitas, promovidas pela Eletropaulo e até mesmo o corte clandestino e criminoso. Assim, é preciso restaurar e complementar esse patrimônio, visando à sua preservação.

O Projeto

Por essa razão, a SAPP está desenvolvendo um plano de restauração da arborização do bairro, cujo objetivo é justamente o de patrocinar o plantio de mudas nos locais onde há carência de árvores.

Para lograr esse intento, a SAPP contatou a Prefeitura, por meio de representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, tendo sido acordado, ainda informalmente, que a Associação desenvolverá um plano detalhado dos locais onde serão plantadas mais árvores, enquanto que a Secretaria fornecerá os recursos materiais e humanos, já que essa última dispõe de equipes de pessoal e equipamento para plantio e de mudas a serem fornecidas pelo Viveiro Manequinho Lopes.
No momento, encontra-se em andamento por membros da SAPP, o inventário das necessidades arbóreas do bairro. Posteriormente, será elaborado um projeto básico a ser aprovado pela Secretaria e que será detalhado, conforme as especificações desse órgão municipal.

ínicio | topo da página