O Planalto é um bairro residencial, composto primordialmente por casas e alguns poucos edifícios construídos antes da entrada em vigor da Lei do Zoneamento. Ele é cortado pela Av. Indianópolis onde algumas atividades não residenciais são permitidas.

O bairro é muito arborizado, local ideal para caminhadas muito aprazíveis. Nele se encontra exuberante vegetação constituída de ajardinamentos e árvores de todos os tipos, nativas e exóticas. Esse conjunto interfere favoravelmente no clima da região, pois ajuda na dispersão de poluentes, favorece a absorção da água das chuvas e refresca o espaço geográfico perturbado por construções e muito asfalto. Várias dessas árvores são frutíferas e atraem inúmeras espécies de pássaros, encontrados em abundância na área.

Importante ressaltar que as árvores do bairro foram tombadas em 1989, por decreto estadual (Ver História do Bairro).

Não obstante a elevada qualidade de vida de seus moradores, o Planalto apresenta problemas e sofre ameaças de descaracterização que levaram à criação da SAPP, associação de moradores voltada para a defesa dos interesses do bairro, parte integrante da Cidade de São Paulo.

ínicio | topo da página