Para garantir a sobrevivência e o bom desenvolvimento de sua árvore e também para evitar queda de galhos ou da própria árvore, uma série de cuidados devem ser tomados, tais como:

  • Irrigação freqüente e abundante da muda (no mínimo em dias alternados) e, quando estiver crescida, na época seca;
  • Condução da muda, para que cresça com bom direcionamento e não dobre ou caia. Pode-se conduzir a muda por meio de estacas de madeira ou outro material e realizando-se podas de formação, quando necessário (ver Poda & Corte);
  • Adubação: pode ser feita com adubo químico, que se encontra à venda em diferentes proporções dos três principais elementos (N-P-K), ou com adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco curtido. A adubação anual é desejável, pelo menos na fase de crescimento da árvore.
  • Cuidados fitossanitários: eliminação de pragas (geralmente insetos), parasitas (como erva-de-passarinho) ou doenças (geralmente fungos) por meio de substâncias apropriadas, adquiridas em lojas especializadas;
  • Ampliação do canteiro: é necessário caso se verifique que a árvore está prestes a ser “estrangulada” pela calçada ao redor.

A Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP – inaugurou em 2008, em alguns bairros, um “serviço de manutenção de árvores consolidadas”. Por meio desse programa, técnicos visitam as ruas e verificam necessidades das árvores, como as citadas acima (poda, aumento do canteiro, eliminação de pragas, etc). Nosso bairro foi um dos contemplados, mas apenas algumas ruas foram verificadas.

A PMSP mantém os seguintes canais de comunicação:

Para mais informações consulte a página da PMSP: “Serviço de Manutenção de Árvores Consolidadas”

ínicio | topo da página