A diversidade de nossa flora é imensa, mas nem por isso se pode plantar qualquer tipo de árvore nas calçadas. Uma vez desenvolvida, a árvore é como parte do mobiliário urbano, pois assim como traz utilidade à cidade, é também fonte de problemas. Dentre os problemas mais comuns encontram-se a queda exagerada de folhas, raízes que levantam calçada ou até mesmo o pavimento das ruas, além do risco anormal de quedas, etc.

Assim, para a escolha da espécie, é fundamental que se atente à sua adequação ao local em que será plantada, conforme os objetivos do plantio e as características do próprio local.

O porte da espécie escolhida em qualquer tipo de rua deve considerar a largura da calçada, o recuo da casa, e a existência de entrada de carros.

Veja na seção Espécies Adequadas uma orientação detalhada sobre esse tema, onde se encontram descritas as características físicas de inúmeras espécies, além de fotografias de muitas delas.

Veja as 31 árvores que você pode plantar em sua calçada, produzem frutos, sombras e flôres, não destroem calçadas e nem danificam a rede elétrica.

ínicio | topo da página