A época mais adequada para o plantio de mudas é no início da estação chuvosa (setembro/ outubro), quando a necessidade de regas é menor.

Em arborização urbana, as mudas deverão ter de 1,80 m a 2,20 m de altura, pois mudas muito pequenas estarão mais vulneráveis à ação de animais, principalmente cães, e de vandalismo. A prefeitura recomenda diâmetro de, no mínimo, 2,5 cm na altura do peito (DAP).

Para o plantio, deve-se abrir uma cova, ou berço de, no mínimo, 60 x 60 x 60 cm (figura 1). A terra retirada do berço deverá ser misturada a adubo NPK 8:28:16 ou esterco animal curtido. Ao retirar a muda da embalagem e colocá-la no berço, não desfazer o torrão e atentar para que o colo da muda fique no nível do solo e no centro do berço. Colocar no berço a mistura da terra com o adubo e compactar. Uma estaca de madeira ou bambu deve ser usada para dar apoio à muda; esta deverá ser amarrada à estaca com material que não a estrangule, como cordão de sisal ou de borracha. O amarrilho deve ser na forma de um “oito” deitado, em pelo menos dois pontos: a 50 e 120 cm do solo (ver figura 1). Regar a muda abundantemente.

Figura 01 – Plantio Adequado de Mudas Arbóreas (Fonte: CESP, 1988. Guia de arborização 3ª Ed. São Paulo, SP)

Alguns hábitos antigos devem ser evitados, como a colocação de cal no tronco, que não afugenta formigas após sua secagem. Também NÃO se deve fazer muretas ou coletos ao redor do berço, pois isso diminui a chegada de água, principalmente de chuvas, no berço, que, por sua vez, deve ser quadrado, com 80cm de lado.

Por outro lado, o plantio de grama na área do berço é uma boa prática, pois ajuda na infiltração de água e diminui a proliferação de ervas daninhas (figura 2).

Figura 02 – Plantio de Árvores com Berço Gramado (Fonte: CESP, 1988. Guia de arborização 3ª Ed. São Paulo, SP)

A Prefeitura de São Paulo também apresenta uma pequena cartilha sobre plantio de árvores em sua página na Internet.

ínicio | topo da página