Planalto com Uma Só Delegacia de Polícia

A Secretaria da Segurança divide a Cidade em áreas para fins de definição de competências das Polícias Civil e Militar. Essa divisão colocou a área do Planalto Paulista sujeita a dois distritos policiais e dois batalhões da PM (ver Informações Úteis), o que fragiliza o bairro, pois os delitos ocorridos em um lado da Av. Indianópolis são de competência do 16º DP, situado na Vila Mariana, enquanto os ocorridos do outro lado competem ao 27º DP, situado no Campo Belo. O mesmo se dá com o batalhão PM encarregado, fazendo com que o batalhão que faz ronda em um dos lados não faz ronda do outro.

Não poderia haver nada mais irracional, pois o Planalto é uma área muito homogênea delimitada pela Av. dos Bandeirantes e pela Av. Moreira Guimarães, vias que representam verdadeiras barreiras naturais ao acesso seja de criminosos, seja de policiais provenientes do Campo Belo, região muito distante do Planalto e separada deste pelo Aeroporto de Congonhas. Por outro lado, tanto criminosos como policiais não tem qualquer dificuldade para cruzar a Av. Indianópolis.

Outra razão para a unificação do Planalto em um só DP é que isso facilitaria as estatísticas policiais, uma vez que o bairro está sujeito ao mesmo tipo de crime em ambos os lados, e não há razão lógica para que os crimes nele cometidos sejam tratados separadamente, como pertencentes a dois distritos diferentes, com características distintas.

Plano de Segurança Privada

A Comissão de Segurança da SAPP vêm estudando a possibilidade de se organizar um plano, em conjunto com uma empresa idônea a ser escolhida, para que se mantenha ronda motorizada de 24h, com apoio de vigias. Em princípio esse plano seria implantado em módulos para facilitar a sua administração e a adesão dos moradores. Um estudo preliminar mostrou que o custo desse plano é economicamente viável.

Adicionalmente, o plano poderia contar também com o apoio de câmaras de televisão.

Tudo isso está ainda em fase inicial de estudos, de modo que os moradores serão oportunamente consultados para se levantar o grau de interesse da comunidade.

Criação de Uma Polícia Comunitária no Planalto

A SAPP vem mantendo contatos com o comando da Polícia Militar no sentido de criar-se uma Polícia Comunitária, a exemplo das já criadas em outros locais da cidade e do estado.

ínicio | topo da página