Una-se a Seus Vizinhos e Participe Desse Projeto!

 

O Planalto Paulista e a Iluminação Pública

A iluminação pública precária traz ao bairro problemas de segurança pública e pode também causar acidentes de trânsito.

 

O Problema: iluminação deficiente gera insegurança

A iluminação das vias públicas do Planalto Paulista vem se mostrando deficiente em muitos pontos, seja por falta de luminárias, seja por excesso de folhagens de árvores ou por deficiência das lâmpadas que utilizam tecnologia antiga e obsoleta, tal como a de vapor de mercúrio.

O órgão responsável pela iluminação pública na cidade de São Paulo é o ILUME – Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).

 

O que a SAPP já fez neste assunto

A deficiência de iluminação no bairro é uma preocupação constante para a SAPP. Recentemente esta associação realizou as seguintes ações:

  • Iluminação insuficiente: A SAPP solicitou ao ILUME que as atuais lâmpadas de vapor de mercúrio, antigas lâmpadas brancas utilizadas na cidade desde os anos 70, sejam substituídas pelas amarelas, que são de vapor de sódio e muito mais eficientes;
  • Iluminação bloqueada pelas árvores: a SAPP já iniciou gestões junto à Subprefeitura da Vila Mariana, responsável pela poda de árvores, para que ela efetue essa tarefa quando o excesso de folhagem obstruir a luminária causando perda da eficiência da iluminação.

 

O que a SAPP quer fazer

A SAPP fez contato com o ILUME e obteve um acordo para a melhoria desse serviço público, visando o atendimento das deficiências de iluminação em todas as vias do bairro.

Entretanto, para que este serviço seja ágil e atinja o bairro como um todo, a SAPP precisa apresentar ao ILUME um levantamento das deficiências de iluminação no bairro.

 

A Proposta do Projeto Iluminar

O projeto a ser elaborado pela SAPP tem como objetivo melhorar a iluminação pública do Planalto Paulista e é composta pelas seguintes etapas:

  1. Levantamento geral das deficiências de iluminação nas ruas do bairro;
  2. Envio do projeto acabado ao ILUME;
  3. Análise do projeto pelo ILUME;
  4. Implantação das trocas de lâmpada;
  5. Acompanhamento do serviço pela SAPP.

O levantamento das deficiências de iluminação nas ruas do bairro será feito pela informação enviada pelos moradores sobre as deficiências de iluminação nas respectivas quadras ou ruas.

 

Como participar do Projeto Iluminar

A informação a ser prestada à SAPP pelos moradores para o PROJETO ILUMINAR inclui apenas a insuficiência da iluminação em funcionamento regular. Os tipos de deficiência de iluminação que serão levantados são:

  1. Falta de ponto de luz (poste com luminária);
  2. Lâmpada fraca;
  3. Excesso de folhagem.

Atenção: lâmpadas queimadas não fazem parte deste Projeto e devem ser comunicadas diretamente pelo serviço ao LIGUE-LUZ, um serviço 24 horas prestado pelo ILUME, pelo telefone 0800 722 0156. Em caso de falta geral de energia, informe a ELETROPAULO.

A SAPP não dispõe de equipes suficientes para realizar o levantamento das deficiências de iluminação no Planalto. Assim, para o sucesso do Projeto como um todo, e mais rapidamente resolver o problema de iluminação da sua rua, é essencial a participação ativa de todos os moradores. A ausência da colaboração no fornecimento de informações dificultará os trabalhos da ILUME, podendo resultar em não obtenção do resultado pretendido.

Lembre-se, a iluminação é um serviço de apoio à segurança pública e é de interesse de todos. Não é suficiente resolver apenas os problemas de iluminação no trecho de rua em frente à casa do informante, mas também na quadra, na rua ou nos arredores como um todo.

Assim, veja abaixo como você pode colaborar no Projeto:

Quero contribuir no levantamento da Antes de fazer o levantamento Como fazer o levantamento
Minha quadra Verifique se sua quadra possui problemas de iluminação. Com um bloco de anotações e caneta, percorra a quadra no período noturno.
Tenha o acompanhamento de um familiar, amigo ou solicite a atenção do vigia de sua rua.
Observe as deficiências encontradas e anote o número da residência onde se localiza o trecho da rua escuro ou mal iluminado.
Informe diretamente à SAPP os problemas identificados, indicando seu nome, seu endereço e o nome da rua do levantamento.
Minha rua Com um bloco de anotações e caneta, percorra de carro a quadra no período noturno.
Deixe avisado na sua casa sobre sua saída e tenha o acompanhamento de um familiar ou amigo para fazer as anotações.
Observe as deficiências encontradas e anote o número da residência onde se localiza o trecho da rua escuro ou mal iluminado.
Envie à SAPP os problemas identificados, indicando seu nome, seu endereço e o nome da rua do levantamento.
Minha região Informe a SAPP sobre seu interesse em participar de um grupo de trabalho para levantar várias ruas nas proximidades de sua residência. A SAPP dividiu o Planalto em diversas zonas para facilitar a organização do levantamento.
Entre em contato e participe de uma equipe na região da sua rua.
Cada zona terá um coordenador, responsável pela compilação do levantamento em cada zona.
O coordenador reúne sua equipe e estabelece um plano de trabalho para o levantamento.
O levantamento é feito seguindo os procedimentos já indicados acima.
O coordenador envia à SAPP os problemas identificados, indicando seu nome, seu endereço e o nome da zona de levantamento.

Para prestar as informações desejadas à SAPP, o morador ou o coordenador de uma zona poderá utilizar os seguintes meios:

  • E-mail: sapp@sapp.org.br;
  • Carta: Caixa Postal 42.099;
  • Telefone: (11) 8563-6717.

 

Ações a Serem Executadas pela Prefeitura de São Paulo

Com o levantamento da SAPP em mãos, a ILUME promoverá a troca de lâmpadas ou de luminárias, conforme o caso, ou a instalação de novas, se necessário.

Porém, segundo o ILUME, encontra-se em andamento um processo de licitação para contratação de empresa que deverá passar a ser responsável pelo serviço como um todo, o que incluiria não só a troca de lâmpada, mas também a manutenção geral da iluminação pública, e até a poda de árvores, quando necessário para a melhoria da eficiência da iluminação. Esse serviço é hoje efetuado pelas Subprefeituras.

Quando tal contratação estiver concluída, poderá ser possível a utilização de luminárias com tecnologia ainda mais avançadas.

 

O Projeto Iluminar depende de sua colaboração. Participe !!

Coletamos as informações de todas as planilhas enviadas pelo pessoal envolvido no projeto ILUME.

Nesse processo todos os pontos cujas luminárias amarelas se apresentavam com boa iluminação foram eliminados da planilha, e os dados foram revisados e consolidados, ficando assim distribuidos:

a) 80 logradouros percorridos;  827 pontos em estado de atenção.  746 luminárias brancas;   36 luminárias queimadas;   213 luminárias, das quais   70 são amarelas, todas obstruidas por galhos.

Justificamos a demora na elaboração final desse trabalho como sendo necessária para  conferir todas as planilhas recebidas rua x rua; ponto x ponto, para se chegar aos resultados finais. O projeto foi tabulado e  encaminhado a ILUME.

Deixamos aqui, os nossos agradecimentos a todos vocês que participaram integrando-se às equipes formadas. O esforço, a dedicação na coleta dessas informações, sabemos não é tarefa fácil ainda mais por se tratar de um trabalho executado em horário noturno.  Sapp.ilume consolidado

ínicio | topo da página