Histórico

O Planalto Paulista é um bairro bastante arborizado. Suas ruas são dotadas de uma imensa diversidade de árvores frondosas, que embelezam a região, atraem pássaros e fornecem sombra que ajuda a atenuar as altas temperaturas dos dias quentes. Isso faz do bairro uma área extremamente agradável para caminhar e deliciosa de se morar.

Essa arborização, que hoje se caracteriza como um verdadeiro patrimônio do bairro e da cidade, contudo, não surgiu espontaneamente. Surgiu da atitude de alguém, se não de muitos, que no passado, há décadas atrás, teve a iniciativa de plantar mudas ao longo das vias.

Esse patrimônio, contudo, está se esvaindo. Ao longo dos anos, diversos agentes vêm contribuindo para a sua destruição: o envelhecimento das árvores, as pragas, a colisão de veículos, os raios, as novas construções, e, em certas vias, a atividade empresarial irregular e até mesmo a regular. Tudo isso sem contar as podas mal feitas, promovidas pela Eletropaulo e até mesmo o corte clandestino e criminoso. Assim, é preciso restaurar e complementar esse patrimônio, visando à sua preservação.

Mais grave que tudo, porém, é a visão antiquada e mesquinha, por um lado, de alguns moradores, felizmente a esmagadora minoria, que vêem as árvores como uma fonte de folhas que caem no chão, por outro de empresários sem consciência ecológica que vêem a árvore como um obstáculo à visibilidade de seu negócio.

Mas esse tipo de atitude está mudando, pois a grande maioria da população já se deu conta da necessidade não só de preservação do meio ambiente onde vivemos, como também de recuperá-lo.

O Projeto

Por essa razão, a SAPP desenvolveu um plano de restauração da arborização do bairro, cujo objetivo é justamente o de promover o plantio de mudas nos locais onde há carência de árvores.

Para lograr esse intento, em dezembro de 2009, a SAPP contatou a Prefeitura, por meio de representantes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), tendo sido acordado que a associação desenvolveria um plano detalhado dos locais onde serão plantadas mais árvores, enquanto a Secretaria forneceria os recursos materiais e humanos, já que dispõe de equipes de pessoal e equipamento para plantio e de mudas a serem fornecidas pelo Viveiro Manequinho Lopes, além de um empreiteiro especialmente contratado para esse fim.

O inventário das necessidades arbóreas de todas as ruas do bairro foi realizado nos meses de fevereiro a junho por membros da SAPP e colaboradores, em trabalho meticuloso e exaustivo. Posteriormente, esse inventário foi submetido à SVMA que decidiu executar inicialmente um projeto piloto, aproveitando a disponibilidade da empresa cujo contrato encontra-se no final.

O plano piloto será implantado na Av. Indianópolis e, posteriormente, as ruas internas do bairro serão objeto do plantio complementar. Ao término do plantio, estima-se que um total de 1.200 mudas serão plantadas no Planalto Paulista.

Os detalhes serão ainda definidos pela SVMA, representada pelo Núcleo Centro Oeste-2, que promoverá, com apoio da SAPP, uma ampla divulgação da operação no bairro.

A SAPP promoverá, oportunamente, uma campanha de esclarecimento aos moradores e empresários estabelecidos no bairro sobre a importância da arborização urbana.

ínicio | topo da página