A importância de PRESERVAR ganha novo enfoque quando pensada a partir do respeito ao MEIO AMBIENTE, legado para as novas gerações.  A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta a RUPTURA da corrente do desenvolvimento.  Aliando-nos ao posicionamento firme do vereador GILBERTO NATALINI pelo TOMBAMENTO da CRUZ VERMELHA, somos pela manutenção do local.

Os prédios históricos da Cruz Vermelha não podem ser demolidos.Quando se entra nessa área temos a impressão de estarmos em uma fazenda dos idos de 1900.Fazer shopping nessa área é um crime.O gramado que se vê é um remanescente da mata atlântica chamada Campos .Ela está roçada .Vamos dizer não a essa barbaridade.A cruz vermelha tem que ser mantida e o patrimônio histórico também.A cidade não pode perder sua memória (Carlos Cruzelhes).

  

”"

Há mais de um século, em 1913, uma imensa área nos arredores do Aeroporto de Congonhas foi doada à Cruz Vermelha Brasileira. Durante anos, o imenso terreno e os edifícios que o compõem foram usados para fins administrativos, cursos de formação oferecidos pela entidade, recebimento de doações encaminhadas a vitimas de tragédias tanto em solo nacional quanto fora do País.  Eventos … também abrigou o Hospital dos Defeitos da Face.  Agora, boa parte do terreno está ociosa, ao mesmo tempo em que a Cruz Vermelha alega dificuldades financeiras em manter suas atividades.

Nesse cenário, no ano passado, passou a circular a noticia de que o terreno seria destinado à construção de um shopping Center. Efetivamente, um alvará de demolição chegou a ser expedido para a área. Há um ano, mas paralelamente o vereador Gilberto Natalini (PV) entrou com pedido de tombamento do complexo, enquanto patrimônio histórico. A Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista foi às ruas no sábado, dia 17, com apoio também do movimento Defenda São Paulo e de outras associações para uma primeira manifestação pública. Segundo a entidade o objetivo era “demonstrar a vontade popular pelo tombamento dos edifícios do conjunto da Cruz Vermelha Brasileira filial São Paulo, em andamento junto ao CONPRESP”

O s moradores alegam que o tombamento é necessário “pelo valor que os caracteriza face à implantação datar dos primórdios do século passado”. Em nota, a entidade ainda defende a implantação de um parque no local: “a cidade carece de áreas verdes e assim, não pode anuir a um adensamento ainda maior de uma das únicas áreas permeáveis junto ao Aeroporto de Congonhas, este grande gerador de poluição ambiental para a qual a área onde se encontra a Cruz Vermelha pode deter a função de mitigadora”.

Matéria que circulou no jornal Zona Sul edição 2791 de 23 a 29 de set/16

LINHA DO TEMPO:

05/08/2016 -Shopping no Planalto Paulista

Postado dia 09 de setembro , 2016

ínicio | topo da página