Corredor de comércio em área residencial divide proprietários

“Esses bairros são paradigmas de planejamento urbano. São organizados e tem associações de moradores antigas e ativas, que não foram consultadas para a criação desses corredores os quais não sabemos a quem serve”, diz a arquiteta Lucila Lacreta, do movimento Defenda São Paulo. “além disso, extinguiram as zonas de transição, que protegiam as  ZER’s.”

Zona de Transição, como o nome diz, está prevista no Plano Diretor, mas não foi proposta no novo zoneamento. Serve para amenizar o impacto da transição entre uma zona e outra. Segundo Daniel Montandon, da SMDU, a própria ZCORR fará a função de transição entre zona residencial e mista, onde é possivel construir prédios

Para Renato Cymbalista, professor de história do urbanismo da FAU-USP, a proposta de zoneamento não vai na direção certa quando arrisca submeter as ZER’s a usos comerciais mais variados. 

“São bolsões de verde que regulam a temperatura da cidade e garantem parcela de solo permeável. Se vários imóveis ali virarem agências bancárias, por exemplo, o verde perde lugar para estacionamentos de carros“, diz.

“A cidade toda quer bairros agradáveis. Precisamos garantir que essas áreas sejam preservadas em seu uso residencial, aumentando sua densidade”, propõe;

 

Veja matéria completa publicada na Folha de São Paulo – 19/09/15 

Postado dia 19 de setembro , 2015

ínicio | topo da página