MORADOR DO PLANALTO PAULISTA

“A TRANQUILIDADE DE NOSSO BAIRRO CONTINUA AMEAÇADA” 

São Paulo está em pleno processo de revisão da Lei de Zoneamento, a qual regulamenta as atividades permitidas em cada área da cidade. Desde a primeira edição desta Lei, em 1975, o Planalto Paulista é classificado como ZER – Zona Estritamente Residencial. Ou seja, no interior do quadrilátero que nos circunda, formado pelas avenidas MOREIRA GUIMARAES – JOSE MARIA WHITAKER – TUPINAS – BANDEIRANTES, são permitidas exclusivamente a construção de casas térreas e sobrados. Somente nos lotes lindeiros às 4 avenidas citadas acima além da AV INDIANOPOLIS, são permitidos alguns usos comerciais restritos, os quais não gerem incomodidade às áreas residenciais existentes. 

As ZER são verdadeiros pulmões numa cidade carente de áreas verdes, e a Lei de Zoneamento original ajudou a manter as boas condições de moradia no bairro, além de preservar a intensa arborização e tranquilidade de nossas ruas, que são procuradas por moradores de outras regiões da cidade para fazer caminhadas e passeios com suas crianças e idosos. A mesma Lei regulamentou o que era permitido no corredor da Avenida Indianópolis, e nas demais avenidas que circundam o bairro, garantindo a tranquilidade da região por excluir atividades que gerassem mais tráfego no interior do bairro. 

No final do ano passado, uma mobilização dos moradores do bairro, alertados pela Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista – SAPP, conseguiu que fosse retirada do projeto da nova Lei de Zoneamento uma proposta de liberar atividades não residenciais em parte do Planalto Paulista. Caso fosse mantida, essa liberação iria contribuir para a gradativa deterioração do bairro favorecendo, no futuro, a permissão a prédios de moradia e comércio, a derrubada de árvores para abertura de estacionamentos e cada vez mais imóveis fechados à noite, estímulo à prostituição de rua. 

Aproxima-se agora o momento em que a Câmara de Vereadores irá discutir e votar o projeto da nova Lei de Zoneamento. Necessitamos novamente nos mobilizar para garantir as conquistas já alcançadas e lutar contra a liberalização dos usos já previstos neste projeto de lei, geradores de mais transtornos ao nosso bairro na Avenida Indianópolis, e nas demais avenidas que circundam o Planalto Paulista. Estas alterações permitem, entre outras, a instalação de restaurantes, lojas de varejo, shoppings, hotéis, casas de lanches, bares, casas de show, DRIVE-IN, MOTEIS e sex shops, nos entornos do nosso bairro, diretamente em contato com as áreas estritamente residências e consequentemente dando novo estímulo ao exercício da prostituição de rua e aumentando o incomodo noturno em nosso bairro. 

Para tentar evitar que isso aconteça, junte-se aos esforços da SAPP, participando da audiência pública na segunda feira, dia 14 de setembro de 2015, às 19:00hs, no CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES, Rua Dr. Álvaro Alvin, 76 – Vila Mariana – SP, manifestando seu interesse em que o bairro continue como é hoje, tranquilo, aprazível, verde e sossegado. 

PARTICIPEM LEVANDO AS CAMISETAS E FAIXAS DA SAPP    

  Dia 14 de setembro, segunda – feira, às 19 horas. Conheça a programação completa

 

Postado dia 03 de setembro , 2015

ínicio | topo da página