A  SABESP  vai adotar um incentivo econômico para estimular moradores da Grande São Paulo a reduzir o consumo de água. A medida será adotada por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que está em nível crítico e abastece quase 10 milhões de pessoas.

Para ajudar a população a alcançar a meta de redução no consumo de pelo menos 20%, a Sabesp recomenda as seguintes medidas:

marcador tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu;

marcador não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;

marcador não lave o carro com a mangueira; use um balde;

marcador antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar;

marcador acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;

marcador deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

marcador muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

Economia de águaAs dicas geram ótimos resultados. Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é na hora de lavar o carro. Prefira usar um balde e um pano em vez da mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros. Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos. A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

 

Postado dia 13 de fevereiro , 2014

ínicio | topo da página